Expectativas de aprendizagem em Língua Estrangeira - 6º ao 9º ano

Confira o que a turma deve aprender no Ensino Fundamental II

O ensino de inglês ou de espanhol deve ser focado em situações reais de uso do idioma e levar os jovens a conhecer outras culturas. A contextualização das informações é essencial para tornar o conhecimento efetivo e significativo. O desafio, então, é aproximar o idioma estudado da realidade dos alunos, levando a uma nova percepção da natureza da linguagem e de como ela funciona.
Expectativas de aprendizagem
■Analisar criticamente a importância e a finalidade de diversos gêneros, como textos literários, artigos, notícias, receitas, rótulos, diálogos e canções.
■ Compreender o contexto de produção e identificar os elementos da estrutura que compõem os gêneros.
■ Produzir textos informativos.
■ Entender e dar informações em situações informais.
■ Usar verbos e suas diversas conjugações, pronomes, conectivos, pontuação e vocabulário inseridos
nos diferentes gêneros.
■ Reconhecer o uso de voz passiva.
■ Entender, avaliar e responder a instruções ligadas a situações de sala de aula (fechar o livro, prestar atenção).
■ Avaliar ações de combinados, percebendo o uso de verbos para regra, pedido, obrigação e solicitação.
■ Utilizar dicionários e enciclopédias.
■ Localizar informações e ideias principais em textos.
■ Diferenciar narração de fatos e informação de opinião.
■ Apreciar um texto literário escrito em Língua Estrangeira.
■ Relacionar imagem e texto.
■ Selecionar palavras-chave para reconhecer significados e inferir o sentido de expressões com base no contexto.
■ Compreender regras e instruções (manuais, rótulos de embalagens, jogos etc.), identificando ações.
■ Expressar-se usando pronúncia e entonação apropriadas.
■ Compreender características culturais, finalidade e estrutura de diferentes tipos de música e gêneros literários.
■ Cantar ouvindo a canção, observando pronúncia e entonação.
■ Explorar experiências vividas em situações de aprendizagem, respeitando a sequência temporal e causal.
 Fonte: Orientações Curriculares da Revista ESCOLA

 

TEACHERS’ CLUB:


O TEACHERS’ CLUB é mais uma novidade do portal PORTAL INGLÊS PACAJUS. Trata-se de um local onde os profissionais do ensino de língua inglesa do município de Pacajus podem ter seus endereços eletrônicos (E-mails) divulgados para todos, que queiram, possam trocar informações, experiências, atividades, praticar a língua ou manter uma rede de contatos com profissionais e/ou estudantes da língua inglesa.

Para ter seu E-mail divulgado aqui é bem simples. Você só precisa deixar seu endereço eletrônico e uma pequena descrição contendo seus interesses e informações sobre você na caixa COMENTARIOS.

FUNÇÃO SOCIAL DO PORTAL


Sabendo que o ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira ou Segunda Língua não se mostra tão eficaz nas escolas públicas brasileiras, nós decidimos criar esse material on-line como serviço gratuito de apoio para todos os alunos e professores que tiverem interesse em ampliar seu conhecimento em língua inglesa.
Nossa função é tornar o acesso ao conteúdo referente à essa língua mais fácil para todos os docentes, buscando sempre complementar as Formações mensalmente realizadas. Se você gostou dessa iniciativa, peço que divulguem em suas escolas, entre seus amigos e professores, ou por redes sociais.
Perguntas, sugestões ou críticas, fique à vontade para interagir com o  portal. 
                                                                                                Jailton Oliveira
Agradeço a sua visita. "Stay hungry. Stay foolish!"